O momento da escolha do vestido de noiva é sempre esperado com um misto de alegria intensa e preocupação também. Alegria porque é o momento em que a noiva se dá conta de que realmente vai casar, preocupação porque ela quer escolher o mais lindo, o mais adequado, glamuroso e atual.
Por isso é sempre importante saber onde encomendá-lo. Que seja uma empresa de confiança e com profissionais que possam ajudá-la na escolha. Cada noiva, além de estar linda, precisa se sentir bem no seu vestido. Por isso, o estilista deve observá-la com atenção, não só seu tipo físico, como seu modo de ser.
Cada noiva é única. Portanto essa orientação não tem a pretensão de definir qual o modelo que você deve escolher mas, em linhas gerais, o que funciona para a maioria das noivas.
Acima de tudo não esqueça: seu maior aliado nessa hora é o espelho! E seu sonho é seu norte!
SEREIAS: Essas saias favorecem mulheres altas, medianas ou “mignons” longilíneas. Perfeitas para mulheres de ancas largas, sem exagero e…bumbum. Mas quem não tiver, nada que uma boa modelista não possa dar jeito.
Casa muito bem com a sensualidade da mulher brasileira. Se, no entanto, você quiser compor um visual mais sóbrio, pode recorrer ao corte semi-sereia, em que a saia fica aderente só até os quadris, abrindo levemente a opartir dai.
SEMI-SEREIA: podem ser de tecidos encorpados ou não, de renda… São sensuais e não tolhem os movimentos porque se abrem a partir das coxas. São clássicas, elegantes, atemporais.
Vestem bem mulheres de qualquer idade, inclusive gordinhas com cintura bem marcada. Cauda pequena, removível ou não, vai bem com elas. Perfeitas para casamentos à noite.
FLUIDOS: São para aquelas noivas que mencionam como principal característica do vestido que pretendem:”Quero de um tecido molinho!”.
Têm saias rodadas, sem volume, de corte império ou saindo da cintura. São ideais para noivas despojadas, em casamentos em capelas ou bufês, durante todo o dia.
Com plissados super femininos, drapeados, laços, flores de tecido… ficam perfeitos.
RODADOS: Saias rodadas voltaram com força total, numa bela releitura. Com cintura bem marcada ficam perfeitas para noivas bem jovens, românticas, verdadeiras princesinhas, em casamentos diurnos ou noturnos.
Já sias rodadas, com volume a partir do quadril, vestem bem quase todas as mulheres, magrinhas ou cheinhas, principalmente nas tardes ou noites, compondo um visual chique.
Para todas, uma cauda é sempre desejável, seja grande ou um simples varre-chão, dependendo do modelo, horário e estatura da noiva. decote tomara que caia, decote coração, ombro a ombro acompanham bem esses modelos.
GODÊS: Saias com corte “atravessado” no tecido, o que lhes dá um caimento extremamente elegante. Elas podem se apresentar mais sequinhas, sem gomos, se abrindo suavemente a partir do quadril – godê simples – que veste muito bem a maioria das mulheres, alongando e afinando a silhueta. Mas podem também ser amplas, em godê duplo.
O ar romântico vai depender da escolha do tecido. Compõem um look muito interessante e sempre atual.
FUCHÔS: Saias rodadas volumosas, com “repuxos” do tecido, normalmente fino e armado. São elegantíssimas e não deixam nenhuma noiva passar despercebida.
Dão um visual princesa e são “most” para noivas modernas. Não “engordam”, porque se tornam volumosas a partir do quadril, disfarçando quem tem centímetros a mais ou dando uma ilusão mais arredondada às mais magrinhas.
CURTO-LONGOS: Clássicas e comportadas e, de repente… prontas para a balada! É a mais nova tendência para noivas modernas, que querem estar elegantes na cerimônia e curtir a festa. É para a mulher que se destaca nos ambientes que frequenta. Mais até do que uma questão de proporções, é para noivas de atitude.
Vestem bem todas que se sentirem bem com seu corpo. Tomara que caia, uma alça só, frente única complementam bem esse modelo.
EVASÊS: Amplas ou mais sequinhas, são sem dúvida o corte mais democrático; Ficam bem para todas. Sem costura na cintura, com nesgas partindo do busto, alongam e afinam a silhueta.
Com corte na cintura e outros detalhes na horizontal, arredondam as formas das que se acham muito magras.
Com pregas, babados ou outro detalhes na barra, “cortam” a figura de quem quer parecer menos alta. Ótimas para disfarçar quadris largos e bumbuns volumosos.